Os Melhores Online é apoiado pelos leitores. Quando você compra por meio dos links em nosso site, nós podemos ganhar uma comissão de afiliado. Saiba mais.
uma seleção das melhores cervejas em uma mesa

As 10 Melhores Cervejas Do Brasil em 2021

A cerveja já faz parte do dia a dia do brasileiro, seja no churrasco, no happy hour ou em uma festa com os amigos. Mas você já parou para pensar nas diferenças entre as marcas? No que significam os termos que são usados para descrever a cerveja?

Se você já visitou uma cervejaria artesanal ou um pub que vende esses produtos, você com certeza já se deparou com termos como Pale Ale ou Weissbier.

#1
Barril de Chopp Heineken 5 Litros
#2
Guinness Draught, 440ml
#3
Cerveja Hoegaarden White Long Neck 330 ml
Barril de Chopp Heineken 5 Litros
Guinness Draught, 440ml
Cerveja Hoegaarden White Long Neck 330 ml
-
-
-
#1
Barril de Chopp Heineken 5 Litros
Barril de Chopp Heineken 5 Litros
-
#2
Guinness Draught, 440ml
Guinness Draught, 440ml
-
#3
Cerveja Hoegaarden White Long Neck 330 ml
Cerveja Hoegaarden White Long Neck 330 ml
-

Neste artigo, nós vamos explorar o que faz uma cerveja ser boa ou ruim, como identificar os vários tipos e também vamos listar as 10 melhores marcas de cerveja nacional e internacional para comprar em 2021, para você poder experimentar e descobrir qual a sua cerveja favorita!

As 10 Melhores Marcas de Cerveja Para Comprar em 2021

1. Heineken Chopp

Heineken Chopp

Verifique o Preço

O maior problema das cervejas artesanais são seus preços que são muito mais altos do que as marcas mais comuns, para compensar sua produção em menor escala e maior qualidade.

Isso não é um problema para uma gigante como a Heineken, que consegue oferecer uma cerveja de extrema qualidade em escala mundial, em garrafas, latas e até mesmo barris. Ela é a única marca no Brasil com um sistema de pressão interna no barril que permite que a cerveja seja retirada como chope.

O barril inclui indicador de temperatura e ajuda a prevenir a oxidação da cerveja, fazendo com que ela esteja boa para o consumo até 30 dias após a abertura do barril.

Principais Características:

  • Cerveja servida como chope
  • Barril de 5 litros
  • Sabor clássico da Heineken

 

2. Guinness Draught

Guinness Draught

Verifique o Preço

A Guinness Draught é uma cerveja do tipo Stout. Se você não sabe o que isso significa, talvez você ache interessante o nosso guia dos tipos mais comuns de cerveja. Mas, em sumo, é uma cerveja escura com baixo teor alcoólico, produzida através de um processo de alta fermentação com malte torrado. Isso faz com que a cerveja tenha sua cor avermelhada escura e um sabor de grão tostado, com um aroma que lembra café ou chocolate.

Principais Características:

  • Cerveja tipo Stout
  • Baixo teor alcoólico
  • Cervejaria holandesa com mais de 260 anos de experiência

 

3. Hoegaarden Wit

Hoegaarden Wit

Verifique o Preço

A cerveja Hoegaarden Wit é uma cerveja de trigo com sementes de coentro e raspas de casca de laranja em sua produção, fazendo com que seu gosto seja mais suave e tenha um toque cítrico que harmoniza muito bem a amargura comumente encontrada nas witbiers.

A Hoegaarden em si é a cerveja à base de trigo mais popular na Bélgica, o que é uma grande façanha quando levado em consideração a presença de diversas marcas irlandesas e holandesas na região.

Principais Características:

  • Cerveja de trigo
  • Coentro e laranja dão um toque cítrico e doce
  • Cerveja de trigo mais popular na Bélgica

 

4. Erdinger Weissbier

Erdinger Weissbier

Verifique o Preço

Essa weissbier é uma clássica cerveja alemã, oriunda da cervejaria que leva o nome da cidade de Erding, na Alemanha. Com cor clara e sua composição à base de trigo, é conhecida como a principal cerveja da marca e como a cerveja de trigo mais tomada no mundo.

A cerveja é diretamente importada da Alemanha, sendo uma ótima opção para quem quer explorar o sabor encorpado e refrescante das cervejas alemãs originais, preferivelmente acompanhada de um aperitivo como salsichas ou batatas, para incorporar de vez o espírito alemão.

Principais Características:

  • Cerveja de trigo
  • Weissbier mais tomada do mundo
  • Cerveja importada

 

5. Leopoldina Bohemian Pilsner

Leopoldina Bohemian Pilsner

Verifique o Preço

A Cervejaria Leopoldina nasceu quando uma família italiana com o histórico de produção de vinho e proprietária de um dos maiores vinhedos do sul do Brasil descobriu que a fermentação de frutas podia ser transcrita para certos grãos, e que as técnicas usadas para produzir um vinho popular também podiam ser usadas para produzir cervejas. .

Em específico, a Bohemian Pilsner da Leopoldina é feita com o lúpulo Saaz, original da região de Pilsner, na República Tcheca. O nome do estilo é baseado nas cervejas feitas nessa região com esse lúpulo, ou seja, a Leopoldina produz uma cerveja de altíssima qualidade, com os mesmos ingredientes que criaram o estilo em primeiro lugar.

Principais Características:

  • Cerveja tipo Pilsner
  • Feita à base de lúpulo Saaz
  • Cervejaria da Família Valduga

 

6. Wals Bohemian Pilsner

Wals Bohemian Pilsner

Verifique o Preço

A Bohemian Pilsner da Wals é uma cerveja do estilo Pale-Lager, ganhadora de prêmios ao redor do mundo e no Brasil, destacando-se o World Beer Award de melhor Lager no estilo Czech-Style Pale e no Festival Brasileiro da Cerveja de 2013 e 2014 com medalha de ouro.

A cerveja da Wals é servida em uma garrafa de 600ml, com coloração dourada e amargor característico do estilo. Além disso, é produzida no Brasil, atendendo todas as legislações e regras do mercado brasileiro.

Principais Características:

  • Cerveja tipo Bohemian Pilsner
  • Mais amarga do que o padrão Pilsner
  • Eleita melhor do mundo em 2015 pelo World Beer Awards

 

7. Patagonia Weisse

Patagonia Weisse

Verifique o Preço

O estilo Weisse, Weizenbier ou Witbier é um tipo de cerveja que utiliza os grãos do trigo, o que faz com que seu sabor característico seja bem diferente das outras cervejas, que são feitas à base de lúpulo, malte ou cevada.

A Patagonia é uma cervejaria argentina, que chegou no Brasil oferecendo três tipos diferentes de cerveja, todas fermentadas com os altos padrões atendidos pela cervejaria e servidas em garrafas de 740 ml, um padrão diferente das nacionais que normalmente são servidas em garrafas de 600, 500 ou 330 ml.

Principais Características:

  • Cerveja de trigo
  • Garrafa de 740ml
  • Cervejaria argentina com altos padrões de qualidade

 

8. Cervejaria Heilige Bohemian Pilsner

Cervejaria Heilige Bohemian Pilsner

Verifique o Preço
A Heilige é uma cervejaria gaúcha, localizada em Santa Cruz do Sul, na região do Vale do Rio Pardo. Talvez você já tenha ouvido falar da região, já que é lá que acontece a maior Oktoberfest do estado de Rio Grande do Sul.

A Bohemian Pilsner produzida por eles se destaca por sua coloração clara e levemente turva. Sua textura dança entre o malte e o lúpulo, que são utilizados na produção, que passa por um processo de fermentação não filtrada e resulta em um sabor próximo ao de um biscoito.

Principais Características:

  • Cerveja tipo Bohemian Pilsner
  • Cervejaria gaúcha renomada
  • Servida na maior Oktoberfest do Rio Grande do Sul

 

9. Lohn Bier Catharina Sour Bergamota

Lohn Bier Catharina Sour Bergamota

Verifique o Preço

A cerveja normalmente é associada à amargura, desagradável para pessoas com paladares mais sensíveis. Não seria surpreendente se houvessem cervejas frutadas e adocicadas? Bom, é exatamente isso que as cervejarias de Santa Catarina criaram ao produzir o estilo Catharina Sour, um estilo próprio cuja principal característica é a presença de frutas típicas da região sul, tornando o sabor muito mais suave e reduzindo significativamente o amargor.

Principais Características:

  • Cerveja estilo Catharina Sour
  • Sabor de bergamota
  • Baixíssimo amargor e teor alcoólico

 

10. Pratinha Dom Pedro II

Pratinha Dom Pedro II

Verifique o Preço

Que tal uma cervejinha que além de muito saborosa, também é uma homenagem à uma figura histórica da nossa história? A Cerveja Pratinha Dom Pedro II é servida em uma garrafa de 500ml e segue o estilo Bohemian Pilsner, da família de Pale Lagers.

O nome foi escolhido em homenagem à Dom Pedro II, último da linha de imperadores do Brasil, que deixou sua marca em nossa história. Um fato um pouco menos conhecido, porém, é o de que na cidade de Ribeirão Preto no estado de que São Paulo, um dos teatros mais bonitos do país recebeu o nome do imperador em homenagem. Ah, Ribeirão Preto também é a terra natal da Cervejaria Pratinha!

Principais Características:

  • Cerveja tipo Bohemian Pilsner
  • Cervejaria nacional com produtos de alta qualidade
  • Homenageia a cidade natal da Cervejaria e a história de nosso país

 

Como escolher a cerveja perfeita

Você está lá com os seus amigos num pub e o garçom traz o cardápio. Você decide que quer uma cerveja, mas quando chega na página com as opções, você é bombardeado com descrições como “espuma aveludada” ou “aromas frutados e levemente florais”. Você não faz ideia do que isso significa, então você pede qualquer uma da lista. Quando a cerveja chega, ela é amarga demais para o seu paladar, e agora você tem que beber algo que não te agrada ou desperdiçar o dinheiro investido.

Não se preocupe mais com isso, já que com o nosso guia você vai saber escolher a cerveja perfeita para você sem pestanejar.

Para começar, você precisa entender que existem dois tipos de cerveja. A Ale e a Lager. Ambas são cervejas e ambas são fermentadas a partir de grãos. A principal diferença entre as duas famílias está na temperatura em que a fermentação ocorre. A temperatura é importante porque ela afeta quais as reações químicas que acontecem durante esse processo.

É claro que existem muitos outros tipos de cerveja no mercado, mas os tipos abaixo são os principais e os que são mais comumente encontrados dentro dessas duas famílias. Então, vamos analisar estes principais tipos de cerveja das famílias Lager e Ale.

Lager

OKTOBERFEST (Märzen)

Este tipo de cerveja é nomeado em homenagem ao evento de mesmo nome que acontece na Alemanha. O processo de fermentação desta cerveja ocorre durante o verão, onde as condições não são tão ideais e isso faz com que essa lager tenha o sabor próximo ao sabor do grão original.

  • Coloração: Vermelho claro
  • Amargura: Baixa
  • Marcas conhecidas: Pratinha Conclave, Heilige Oktoberfest

PALE LAGER

A Pale Lager, por outro lado, é muito mais suave e equilibrada, com um sabor próximo ao do pão. Dentre as subvariações deste tipo, a mais comum é a Pilsner (ou simplesmente Pils), provavelmente a primeira cerveja diferente que qualquer entusiasta iniciante irá provar.

  • Coloração: Dourado-claro
  • Amargura: Média-baixa
  • Marcas conhecidas: Heilige Bohemian Pilsner, Wals Bohemian Pilsner

Ale

INDIA PALE ALE (IPA)

Esse é de longe o tipo de cerveja artesanal mais comumente encontrado em mercados e lojas de conveniência pelo Brasil. As IPAs são conhecidas pela alta concentração de lúpulo, fazendo com que apesar de bastante amarga, o sabor seja floral com toques de pinha.

  • Coloração: Marrom claro
  • Amargura: Alta
  • Marcas conhecidas: Patagonia 24.7, Kairós Ipanguaçu, Tupiniquim Juicy

PALE ALE

Uma versão mais leve e menos amarga da IPA, as Pale Ales tendem a ter um teor alcoólico menor do que as IPAs, sendo menos amargas e mais fáceis de se beber para quem não gosta ou não está acostumado com uma cerveja mais robusta.

  • Coloração: Clara
  • Amargura: Média-alta
  • Marcas conhecidas: Heilige Double Red American Pale, Wäls Madlab Panetone Ale II

BROWN ALE

As Brown Ales, por outro lado, são conhecidas por sua cor escura e seus sabores maltados, normalmente com sabor de chocolate ou café.
São uma ótima escolha para quem quer algo mais forte do que uma Pale Ale, mas não tão amargo quanto uma Stout.

  • Coloração: Marrom escuro
  • Amargura: Média-baixa
  • Marcas conhecidas: Lohn Bier Double Brown Ale, Newcastle Brown Ale

TRIGO (WEISS OU WITBIER)

A cerveja de trigo é a favorita do verão, a cerveja artesanal mais comum e que quase todo mundo já provou em algum momento. A bebida é leve e refrescante e pode ser encontrada em mercados, postos e pubs por todo o país.

  • Coloração: Clara
  • Amargura: Média-baixa
  • Marcas Conhecidas: Hoegaarden Wit, Erdinger Weissbier

PORTER

Essas cervejas escuras são normalmente confundidas com as Stouts, mas são cervejas que apesar de robustas, são suaves e doces. Para quem tem vontade de experimentar as cervejas mais escuras, mas não quer pular de cabeça em uma Stout, as Porters são ótimas opções para começar.

  • Coloração: Escura
  • Amargura: Média-baixa
  • Marcas Conhecidas: Anchor Porter, Chicago Blues

STOUT

Essas são as cervejas mais intensas e escuras, feitas com cevada torrada sem malte, trazendo consigo um sabor profundo de café. O nome “Stout” vem do inglês, que significa “forte” ou “robusto”, usado para descrever tanto o sabor intenso quanto o conteúdo alcoólico destas cervejas.

  • Coloração: Muito escura
  • Amargura: Média-alta
  • Marcas Conhecidas:  Guinness Draught, Tupiniquim Chocolate, Lohn Bier Carvoeira

 

Conclusão sobre as melhores cervejas

A cerveja de sexta-feira pode ser tão simples ou tão complexa quanto você preferir, pois o mundo das cervejas te permite explorar uma imensidão de sabores, texturas e técnicas de fermentação. Com o nosso guia, fica mais fácil conhecer o tipo de cerveja que você mais gosta, ou dar chances para outros tipos além dos que você já conhece.

Com isso em mente, dê uma olhada novamente em nossa seleção das 10 melhores marcas de cerveja para comprar em 2021. Escolha uma que te pareça saborosa ou que seja completamente diferente das que você já provou antes e mergulhe no incrível mundo das cervejas artesanais!

nv-author-image

Diego Dauer

Diego é nosso redator criativo e especialista em tecnologia. Graduado na Universidade do Itajaí, ele já reúne muitos anos de experiência com blogs. Diego avalia e testa produtos conosco desde o início de nossas atividades, e é especializado em tecnologia, gadgets, moda masculina e produtos relacionados ao lar. Como um bom pesquisador apaixonado, ele tem um olhar crítico para que você possa confiar em suas recomendações e avaliações honestas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *